Hoje tem

Gratuito

Atração fixa

Créditos: Cesar Araújo/ SPPC

Grátis! Robôs japoneses incríveis em ação na Japan House

Compartilhe

Por Viviane Porto

Atualizado em 30/03/24

O Brasil é o país que abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão, somando um total de 1,5 milhão de habitantes nativos ou descendentes.

Não a toa, a cultura oriental está presente na vida de muitos brasileiros desde muito cedo, com seus famosos animes, mangás, videogames, brinquedos e tantos outros objetos que fazem parte da infância de muitas crianças. E aqui em São Paulo existe um lugar onde os apaixonados pelo Japão podem se aventurar ainda mais nessa cultura.

A Japan House São Paulo, localizada na Av. Paulista, é um espaço construído para difundir a cultura japonesa pelo mundo. Além da capital paulista, a casa possui duas outras unidades em Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos Estados Unidos.

Frequentemente o local organiza diversos eventos como exposições, oficinas infantis, clubes de leitura e intervenções artísticas, além de conteúdos informativos como artigos e podcasts.

Nova exposição – Convivendo com robôs

A mostra está disponível de 14 de novembro a 19 de maio de 2024, de forma gratuita e visa retratar os robôs originários do Japão projetados para interagir com os humanos.

O local funciona de terça a sexta-feira das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 19h.

Com curadoria de Zaven Paré, a exposição é composta por 11 robôs divididos em quatro segmentos: comunicativos, companheiros, colegas de trabalho e capazes de ajudar os humanos.

Feitos a partir da inteligência artificial e com sensores que permitem entender e responder os questionamentos e expressões dos seres humanos, os robôs fazem parte de escolas, hospitais, centros comerciais, casas de repousos e no dia a dia em tarefas domésticas.

Na mostra, há uma linha do tempo que aborda a história dos robôs no Japão e no mundo, levando em conta critérios como ficção científica e realidade. 

A exposição conta com elementos de acessibilidade para quem necessitar, como audiodescrição, Libras e recursos táteis.

Os robôs da exposição

Aibo 

Robô de entretenimento lançado em 2018 pela Sony, projetado para se conectar com as pessoas no dia a dia. Sua aparência arredondada é concebida para despertar o desejo das pessoas de abraçá-lo. 

Feito para ser um curioso que se aproxima independentemente das pessoas, o Aibo busca aprofundar laços à medida que interage, o que pode transformá-lo em um parceiro.

O aparelho é equipado com sensores que analisam dados do ambiente e das interações com as pessoas, junto com a tecnologia de inteligência artificial conectada à nuvem da internet. 

Além disso, um diferencial é que o robô expressa emoções através de movimentos oculares, trocas de olhares, piscadas e gestos dinâmicos.

Big Clapper  

Colocado no mercado da tecnologia em 2018, oriundo de uma pesquisa de mestrado sobre ‘máquina de palmas’ liderada pelo presidente da empresa Takahashi, o BIG CLAPPER utiliza mãos de borracha capazes de realizar mais de 500 apresentações distintas de aplausos. 

O dispositivo, sincronizado com um smartphone, permite que os usuários o comandem de maneira remota, criando frases e padrões de palmas. 

A meta do BIG CLAPPER é chamar a atenção das pessoas, como uma possível ferramenta para atrair clientes. Seus olhos foram projetados para dar a impressão de estar sempre observando quem passa em sua volta.

Gatebox

Primeiro robô doméstico virtual, o Gatebox conta com Azuma Hikari, uma personagem holográfica virtual 3D de 20cm de altura, vestida de azul, com 20 anos de idade, que usa tecnologias como reconhecimento de voz e facial,  comunicação, sensores de presença, umidade, temperatura e luz ambiente.

Desenvolvida para ser auxiliar e companheira de casa, Azuma Hikari é acessível por meio do aplicativo de mensagens Line e responde à interação por voz através da dubladora japonesa Hiyamizu Yuka.

HAL – Hybrid Assistive Limb 

Primeiro robô “ciborgue”, com bateria de uma hora, o HAL pesa 14 kg e é projetado para melhorar a capacidade física das pessoas. Destinado a auxiliar aqueles com deficiências ou perda de força nas pernas, o dispositivo também oferece suporte para tarefas que exigem esforço, como carregar peso e cuidar de outras pessoas. 

Além disso, é empregado no treinamento de atletas. O dispositivo envia sinais de comando do cérebro para os músculos através dos nervos, sendo acionado quando a pessoa tenta se movimentar, com sensores na região lombar que registram os sinais bioelétricos transmitidos ao HAL.

Lovot 

É um dispositivo que responde a chamados, faz contato visual e busca afeto, pedindo por colo e transmitindo calor ao ser abraçado.

Recentemente, o LOVOT tem despertado interesse em aplicações como cuidados mentais, educação e ensino de programação. Durante a pandemia de COVID-19, ele foi utilizado em escolas de ensino fundamental, instituições de cuidados e empresas distribuídas pelo território do país asiático.

Necomimi 

O necomimi é considerado um dispositivo inovador de comunicação que amplifica a capacidade humana, utilizando ondas cerebrais para expressar estados mentais.

Com formato de orelhas de gato, o robô indica visualmente o estado de concentração ou relaxamento do usuário. Quando concentrado, as orelhas ficam levantadas, já quando relaxado, elas ficam abaixadas. Por fim, quando ambos os estados acontecem ao mesmo tempo, as orelhas ficam levantadas e se movem um pouco.

Nicobo 

Feito há dois anos, esse robô foi projetado para despertar empatia. Ele demonstra atenção ao balançar a cauda quando é acariciado.

O NICOBO tem seu próprio ritmo, por vezes distraído, pode falar ao mesmo tempo em que dorme ou emitir sons engraçados. Inicialmente, suas expressões são limitadas a algumas palavras simples, como “Moco!” ou “Mocomon!”, mas ao longo do tempo, ele pode aprender novas palavras e se expressar através de um vocabulário expandido.

Paro 

Modelo de filhote de foca harpa equipado com sensores de reconhecimento de voz, luz, temperatura e postura, com o auxílio da inteligência artificial, o Paro pode se movimentar sozinho. 

Ele consegue emitir sons, piscar e mover as patas, expressando alegria caso receba carinho ou seja carregado no colo. Também pode ajudar a aliviar o estresse, solidão, ansiedade, dor, depressão e agitação, sendo usado em hospitais, casas de repouso e locais que cuidam de crianças, adultos e idosos.

Pepper 

Desde 2014, o Pepper, um dos primeiros robôs a expressar emoções, tem sido utilizado em apresentações de produtos em empresas, restaurantes, hospitais e escolas. 

Ele tem cerca de 121 cm de altura, próxima aos olhos de um adulto sentado, e pode captar emoções por meio de expressões faciais e tom de voz. 

Além disso, o dispositivo consegue se comunicar e produzir emoções, como alegria e tristeza, por meio de mudanças de postura e movimento dos braços.

Qoobo 

Considerado um robô terapêutico, o Qoobo tem forma de almofada de 32 cm de diâmetro e, ao ser tocado, abana uma cauda de pelúcia que replica os movimentos de animais de estimação. 

O balanço da cauda varia de acordo com a intensidade do toque, sendo que ela se move devagar com toques leves e mais rapidamente com carícias frequentes. Por vezes, a cauda se move espontaneamente, criando a impressão de um comportamento autônomo. 

O Qoobo é utilizado em locais como instituições de cuidados para idosos e onde não é possível ter animais domésticos, com o objetivo de proporcionar conforto e leveza às pessoas.

Chahakobi Ningyô

O servidor de chá, conhecido como chahakobi-ningyô, é um dos pioneiros dos robôs, típico do Japão. Originado do progresso técnico da relojoaria, ele está ligado à produção de máquinas industriais. 

Para justificar o nome, o termo “Karakuri Ningyô” combina “karakuri”, que significa “mecanismo” ou “truque”, com “ningyô”, que tem o duplo significado de “pessoa” e “forma”.

Visitas guiadas

Para quem tem o desejo de conhecer a casa, é possível realizar visitas guiadas pelo prédio e aprender sobre a arquitetura e os conceitos do local.

Para participar basta consultar a agenda de visitas com as datas e horários disponíveis durante o mês pelo site ou se pretende fazer uma visita em grupo também é possível agendar pelo e-mail [email protected]. As visitas são gratuitas.

Agende já sua visita

Espaço multimídia

Além dos eventos que são realizados a Japan House também oferece um ambiente perfeito para quem procura um contato mais próximo com a cultura oriental.

No Espaço Multimídia, os visitantes encontram um pequeno acervo de livros sobre os mais variados temas como comidas, viagens, estilo de vida, cultura, história, design, arquitetura, tecnologia, Japão, Brasil e crianças.

Faz parte ainda da biblioteca uma coleção com 200 mangás, tendo sido alguns deles doados pela Universidade de Meiji para a população brasileira e são escritos em japonês. Para quem preferir, a casa também disponibiliza tablets para navegar em conteúdos digitais, basta solicitar a um dos monitores. 

Gastronomia

Restaurante Aizomê

Entusiastas da culinária japonesa encontram uma variedade de comidas e bebidas no local. O restaurante AIZOMÊ, da chef Telma Shiraishi, traz diversas opções de pratos quentes e frios apostando no conceito dos settos (conjunto de pratos variados que compõem uma refeição completa), além de pratos com carnes, peixes e frutos do mar.

Entre os destaques estão o Chirashizushi (tigela de arroz temperado para sushi coberto pela seleção do dia de pescados e seus acompanhamentos), Donburi (uma tigela com arroz coberto por preparações saborosas como frango teriyaki ou gyudon de wagyu, além de sugestões vegetarianas), entre outros.  O restaurante fica localizado no 2º andar do prédio e funciona de terça a domingo, das 11h30 às 16h30.

Café Sabor Mirai

Outro destaque do Japan House é o Café Sabor Mirai, da empresária japonesa Kyoko Tsukamoto. O local desmistifica a idéia de predominância do chá no Japão e oferece deliciosas opções de cafés como o Drip Coffee (café filtrado individualmente) e o Blend (feito a partir de grãos especiais produzidos nas fazendas da Ipanema Coffees, em Minas Gerais).

Além de opções de lanches e sobremesas como sanduíche de ovo (feito com pão artesanal recheado com ovo, presunto royale, pepino e maionese especial), bolo de chocolate, bolo de matchá e wagashi (confeitos tradicionais comumente servidos com chá).

O espaço fica localizado no térreo e funciona de terça a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 9h às 19h; e domingo e feriado, das 9h às 18h.

Lembrancinhas não podem faltar

E para finalizar o passeio também dá para comprar um presentinho para a família nas lojas de artesanato. A Shin, no piso térreo, oferece vários produtos que trabalham os cinco sentidos produzidos por grandes artistas. E na Furoshiki, no 1º andar, tem embalagens feitas a partir da técnica do furoshiki e bolsas. As lojas funcionam de terça a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 9h às 19h; e domingo e feriado, das 9h às 18h.

Tire aqui suas dúvidas sobre a Japan House SP

  1. Onde fica a Japan House? Av. Paulista, 52, próximo ao Shopping Pátio Paulista;
  2. Quando abre a Japan House? De terça a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 9h às 19h; e domingo e feriado, das 9h às 18h;
  3. Qual estação de metrô fica perto da Japan House? Brigadeiro (linha 2-Verde);
  4. Quanto é a entrada? Gratuita!

Galeria de fotos

Passeio: Japan House São Paulo

Recomendado: Todas as idades

Quando: Atração fixa

Horários: Terça a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 9h às 19h; e domingo e feriado, das 9h às 18h

Preços: Gratuito

Onde: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52, Bela Vista - São Paulo - como chegar

site: japanhouse.jp/saopaulo/

Facilidades:

  • Abre em feriados
  • Alimentação
  • Assentos especiais
  • Banheiro infantil
  • Metrô
  • Wi-Fi
  • Aceita excursões escolares
  • Ar condicionado
  • Banheiro adaptado
  • Espaço Família
  • Rampas de acesso

Passeio: Japan House São Paulo

Recomendado: Todas as idades

Quando: Atração fixa

Horários: Terça a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 9h às 19h; e domingo e feriado, das 9h às 18h

Preços: Gratuito

Onde: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52, Bela Vista - São Paulo - como chegar

site: japanhouse.jp/saopaulo/

Facilidades:

  • Abre em feriados
  • Alimentação
  • Assentos especiais
  • Banheiro infantil
  • Metrô
  • Wi-Fi
  • Aceita excursões escolares
  • Ar condicionado
  • Banheiro adaptado
  • Espaço Família
  • Rampas de acesso

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 30/03/24. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74